BANI e VUCA, você conhece o que significa essas palavras? No entanto, você já deve ter ouvido falar sobre a expressão “vida pós-pandemia” e como esse fenômeno mudou as nossas relações interpessoais e profissionais, não é mesmo?
Neste sentido, os dois termos foram criados para explicar esses fenômenos complexos, a partir da aceleração tecnológica e a transformação constante da nossa realidade. Neste texto a Politize! vai te explicar sobre o tema.
Veja também nosso vídeo sobre o mundo depois do Coronavírus!
O que é BANI?
BANI refere-se à fragilidade do mundo em que vivemos. Um acontecimento, por exemplo, como o surgimento de um novo vírus, pode mudar completamente a lógica do convívio social. Um fenômeno ocorrido em um continente pode afetar o mundo todo.
Tal como, a publicação feita pelo portal Senado, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia de covid-19 criou uma crise global na saúde mental e estima que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só em 2020.
Em conformidade com o resultado da pesquisa World Mental Health Day 2021, realizada pelo instituto de pesquisa Ipsos com 21.513 pessoas, entre 16 e 74 anos, em 30 países (dados foram coletados de 20 de agosto a 3 de setembro de 2021).
Os brasileiros são os que mais se preocupam com o bem-estar mental, entre os entrevistados dos 30 países avaliados, seguidos por África do Sul (73%) e Peru (71%). A média global é de 53%.Em relação ao bem-estar físico, os números são semelhantes: o assunto interessa a 74% dos entrevistados do Brasil.
Segundo o antropólogo americano Jamais Cascio (1996-) o termo BANI, ganhou popularidade com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O significado do Mundo BANI é Frágil (Brittle), Ansioso (Anxious), Não-Linear (Non-Linear) e Incompreensível (Incomprehensible). No Brasil, vem sendo utilizado com o acrônimo FANI.
Por fim, de acordo com Cascio: “temos a tecnologia necessária para revertermos fatalidades. O caos iminente tem na mudança seu melhor caminho. Ainda podemos escolher o melhor caminho para nos tornarmos mais seguros de como navegar nesse mundo caótico.”
Veja também: saúde mental e juventude: por que é preciso falar sobre isso?
O que é o Vuca?
VUCA expressa a complexidade da sociedade contemporânea, devido à interdependência, à conectividade e aos avanços tecnológicos. VUCA não é um termo recente. Foi criado nos anos 90 pelo exército dos EUA na Guerra do Golfo, na tentativa de esclarecer a dinâmica dos acontecimentos do mundo.
A letra V (Volatility) simboliza a impossibilidade de previsões, onde a mudança é a única certeza. U (Uncertainty) significa o incerto, ou seja, o que funcionou em outros momentos pode não ser eficaz no hoje. C (Complexity) representa a complexidade, as diversas variáveis para analisar as situações.
Além disso, a letra A (Ambiguity) demonstra que significados e circunstâncias são mutáveis e necessitam de mais de uma interpretação. Destaca, algumas publicações, mencionando dois termos para buscar a compreensão do mundo contemporâneo, condensando a sigla em MUVUCA ou Mundo VUCA.
O M (Meaningful) simboliza a busca de um propósito para as ações a serem realizadas e U (Universal) significa o interesse e a preocupação com os atos das ações no âmbito global.
A junção desses fatores, e o avanço da tecnologia, internet e pandemia, causaram instabilidade na vida profissional também, pois os modelos de bens e serviços foram modificados. Nem sempre é possível acompanhar as transformações que são diárias.
A título de exemplo, o relatório feito pela Gallup, nos EUA, aborda como a internet influencia nas tendências de trabalho, mostrou que a força de trabalho autônoma teve um crescimento 3 vezes mais rápido quando comparado à força de trabalho total.
O crescimento da força total de trabalho de 2014 até 2017 foi de 2,5%, enquanto a força de trabalho autônoma cresceu 8,1%.
Os cursos universitários de longa duração, por exemplo, não conseguem acompanhar a realidade da formação profissional prática, justamente pelo excesso de informações e as rápidas mudanças no mercado de trabalho.
Ademais, compreender o mundo a partir do conceito VUCA nos ajuda a entender a complexidade e a importância de nos prepararmos para tomar as melhores decisões, ampliando nosso repertório, considerando um cenário de constante mudança que pode afetar a saúde mental das pessoas.
Portanto, mesmo que você nunca tenha ouvido falar dessas siglas que compõem o MUVUCA, certamente vivencia os seus efeitos no cotidiano. Pois, somos impactados pela tecnologia e aceleração da informação.
Veja também nosso vídeo sobre a relação entre pandemia e política!
Qual é a diferença entre o Mundo Bani e Vuca?
Bani é a evolução do Vuca. O Bani veio para fazer reflexões acerca das nossas decisões e para corrigir os problemas que nós mesmos criamos. Tendo como exemplo: A nossa dependência e a intolerância com a tecnologia digital.
Você lembra do caos que foi a indisponibilidade do sistema do WhatsApp? Muitas pessoas justificaram a necessidade e urgência para usar o WhatsApp, como se a sua comunicação dependesse somente do aplicativo.
Segundo o estudo realizado pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisa de mercado, o WhatsApp é o aplicativo que (55%) dos brasileiros mais utilizam para se comunicar. Essa também é a ferramenta que os usuários passam mais tempo ao longo do dia (33%).
Os estudos desse artigo sinalizam que o momento de pandemia global, o caos político, desastres climáticos demonstram a necessidade de uma forma de dar mais sentido ao mundo e entendê-lo com novas perspectivas.
No livro Antifrágil, do autor Nassim Taleb, trata sobre essa temática, mostra como podemos aprender com os conflitos e as adversidades como elementos necessários para superar esse cenário inconstante de mudanças.
Portanto, lidar com erros, com adversidade, aceitar a incerteza, desenvolver saídas criativas, descentralizar as decisões, aprender a delegar e agir com autonomia. Esses seriam alguns exemplos de Taleb para aproveitar o cenário de incerteza.
E aí, conseguiu entender o texto: Mundo BANI e VUCA: o que é, exemplos e como impacta a sua vida? Deixe sua dúvida nos comentários!
Referências
- e-Cycle – O que é o mundo VUCA?
- Linkedin – Mundo BANI — o termo recém-chegado ao vocabulário da nova economia
- Livro – Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos – Nassim Nicholas Taleb. 2014.
- Mundo BANI: o Mundo VUCA já não dá mais conta
- People&Results – Mundo BANI e mundo VUCA, saiba a diferença