Voto facultativo

O voto facultativo existe quando os eleitores são incentivados a votar, mas não tem a obrigação nem de votar nem de comparecer ao seu domicílio eleitoral nem de justificar sua ausência. Em quase todas as democracias o voto é facultativo. Isso inclui a quase totalidade dos países desenvolvidos na América do Norte, na Europa e também alguns vizinhos nossos, como Colômbia e Chile. Apenas 19 países – entre eles o Brasil e boa parte da América do Sul – adotam o voto obrigatório.

5 comentários em “Voto facultativo”

  1. Concordo plenamente ,que um país onde a população não tem acesso a educação, não pode evoluir intelectualmente , e neim profifcinalmente, é um país travado onde a população fica perdida sem saber ao menos decifrar quem é quem para fazer escolhas se são leigos em todos os assuntos que -lhes diz respeito principalmente , em ações políticas . Não sabem porque é obrigada votar..

  2. Isabel Marques de Lima Pereira

    os brasileiros não gostam do voto obrigatório porque não entendem de politica e os governantes querem quantidade e não qualidade Por que a maioria dos países n]ão tem voto obrigatório ?No meu ponto de vista a votação deveria partir de uma conscientização e não obrigação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!