Semana passada, falamos sobre as 17 metas globais da Agenda 2030 (também conhecidos como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), as quais líderes de todos os países se comprometerão a alcanar, em encontro na sede da ONU, em Nova York, no dia 25/09. Já falamos como o Politize! está alinhado com essas metas e quer sua ajuda.
Pois bem, agora vamos falar sobre uma iniciativa muito bacana, relacionada à Agenda 2030 e que vem de uma instituição parceira do Politize!. É o “Concurso Causas Comuns”, realizado pelo Instituto Cidade Democrática. Para quem não conhece, o Cidade Democrática é uma organização do tipo Think and Do Tank e atua focado no fomento à participação social no Brasil. O instituto atua através da realização de pesquisas para levantar dados que ajudem a alavancar o poder da sociedade civil no nosso país. Essas pesquisas já deram origem a estudos muito interessantes, como o Mapeamento do Ecossistema de Participação Social no Brasil.
Além disso, partindo para o lado mais prático, o Cidade Democrática organiza regularmente vários concursos de ideias, em que cidadãos, organizações da sociedade civil e governantes são incentivados a trazer ideias de melhorias de serviços públicos e novas ferramentas para o aumento do engajamento da sociedade civil, tudo através de plataformas online. Alguns concursos realizados pela instituição foram o Sorocaba Colaborativa, em que a sociedade civil da cidade de Sorocaba-SP foi convidada a trazer ideias para tornar a cidade um lugar melhor para se viver, e o Cidadonos, concurso realizado na cidade de Jundiaí-SP e que já teve três edições.
Sobre o Concurso Causas Comuns
O Concurso Causas Comuns, lançado no dia 24 de setembro e alinhado ao objetivo 16 (paz e justiça) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo promover ideias inovadoras para as áreas de transparência, acesso à justiça, segurança e paz na cidade de São Paulo.
O concurso ficará aberto por um período de 80 dias e terá duas fases. Na primeira fase (chamada de Propostas), os participantes trazem suas ideias, além de poder seguir e comentar propostas de outros participantes, de forma que as propostas apresentadas sejam discutidas e aprimoradas ao máximo.
A segunda fase é chamada de Aplauso, em que os próprios participantes determinarão quais propostas eles apoiam. As 12 propostas que angariarem mais apoiadores serão premiadas pelo Cidade Democrática, ganhando visibilidade nas redes sociais e sendo apresentadas diretamente aos governos municipal, estadual e federal entre janeiro e fevereiro de 2016.
Como você pode ver, essa é uma grande oportunidade para você compartilhar as suas ideias sobre as nossas políticas públicas e, quem sabe, vê-las se tornando realidade. Faça parte dessa iniciativa, visite o site do concurso neste link!