O Outubro Rosa é um momento do ano dedicado à luta contra o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres. Mas por trás dessa data está uma história de conscientização e mobilização global. Antes de mergulhar no significado do Outubro Rosa, vamos entender como as cores temáticas impactam a saúde pública.
Você sabia que todos os meses do ano têm cores temáticas para conscientizar sobre temas relacionados à saúde? Ao longo do ano, campanhas incentivam a prevenção de doenças como o câncer, doenças mentais, doação de sangue e órgãos.
Todo mês de outubro, a cor rosa invade o nosso cotidiano. Televisão, outdoors, redes sociais, laços e broches: tudo fica cor-de-rosa. Mas você sabe por que outubro é sempre tão rosa e o que isso significa? Para entender melhor a campanha do Outubro Rosa, continue lendo este texto na Politize!
O que é Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha internacional direcionada à conscientização da população sobre o câncer de mama e do colo do útero e a promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Além de proporcionar maior acesso aos serviços de tratamento, auxiliando para a diminuição da taxa de mortalidade.
Uma das atividades mais utilizadas é a ação de iluminar com a cor rosa monumentos famosos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. pois é uma expressão visual facilmente entendida por todos.
No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, feita por um grupo de mulheres simpatizantes da causa no dia 2 de outubro de 2002, em São Paulo.
O movimento ganhou visibilidade no país quando diversas entidades ligadas ao câncer de mama realizaram o mesmo movimento de iluminar prédios ou monumentos em suas cidades em outubro de 2008.
Como surgiu o Outubro Rosa?
No final da década de 1970, uma mulher chamada Susan Goodman Komen descobriu que estava com câncer na mama. Naquela época não existiam tratamentos para a cura da doença, nem métodos de prevenção.
Seu diagnóstico serviu de inspiração para que sua irmã e melhor amiga, Nancy Goodman Brinker, prometesse que faria o possível para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama.
Em 1980, após dois anos do falecimento da sua irmã, Nancy Brinker, criou a Fundação Susan. G. Komen for The Cure. Com o passar dos anos, a fundação realizou ações para popularizar e tornar mais conhecido este tipo de câncer.
Uma dessas campanhas aconteceu em 1983, a primeira “Race for the Cure” ou “Corrida pela Cura” na cidade de Dallas, no Texas, com 800 participantes. No ano de 1986, ocorre o primeiro Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama que é realizado em outubro.
A Fundação Susan. G. Komen for The Cure designou a fita cor de rosa como um símbolo nacional para a causa, distribuindo uma para cada participante na “Corrida da Cura” em Nova York. Ainda nos anos 1990, algumas cidades norte-americanas iniciaram de forma permanente a promover ações de prevenção ao câncer de mama.
O que é o câncer de mama e o câncer no colo do útero?
O câncer de mama é um grupo diverso de doenças, com comportamentos diferentes. O indício mais frequente de câncer de mama é o aparecimento de nódulos, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.
Em 2022, foram diagnosticados 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama em mulheres em todo o mundo. Esse tipo de câncer é o mais frequente entre o público feminino e representa a principal causa de morte por câncer nessa população.
Em solo brasileiro, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as cinco regiões do país, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que ocorrerão 73.610 casos novos da doença entre os anos de 2023 até 2025.
Já o câncer do colo do útero (CCU), também conhecido como câncer cervical, é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da região mais baixa do útero. Isso acontece quando as células começam a se reproduzir de forma desordenada.
A maioria dos casos de câncer de útero estão relacionados à infecção genital pelo Papilomavírus humano (HPV). Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e a contaminação é evitável com o uso de preservativos.
Segundo o INCA, entre os anos de 2023 e 2025, é esperado que surjam mais de 17 mil novos casos da doença. Isso representa aproximadamente 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Exemplos de campanhas de Outubro Rosa
Todos os anos, governos, instituições e empresas criam e divulgam diferentes campanhas no Outubro Rosa em conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer no colo do útero no Brasil e no mundo.
No Brasil, a data se tornou oficial quando a Lei nº 13.733/18 foi criada em 2018. Ela prevê a realização anual de atividades para a conscientização desses cânceres. Entre elas:
I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema;
IV – realização de atos lícitos e úteis para a consecução dos objetivos da campanha.
Em 2024, o Ministério da Saúde lançou a campanha do Outubro Rosa com o tema “Mulher: seu corpo, sua vida”. A campanha foi protagonizada por mulheres de diferentes etnias e idades dando um auto abraço, uma forma de reafirmar o protagonismo feminino e valorizar o autocuidado.
Em 2022, a Adidas, marca esportiva, lançou uma linha especial de camisetas cor-de-rosa customizadas em parceria com times brasileiros. Elas seguiram as identidades visuais do Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. As camisas tinham a finalidade de reforçar a importância do diagnóstico precoce, o autoexame e outras medidas preventivas.
Já a companhia de aviação Azul, criou a campanha ‘Quem se cuida voa mais longe” no Outubro Rosa. Uma das ações é um site que aborda o tema com informações sobre a doença, mitos e verdades e depoimentos de tripulantes da empresa que passaram pelo tratamento do câncer de mama e receberam alta.
Resultados obtidos
De acordo com uma pesquisa intitulada “Does Pink October really impact breast cancer screening?” publicada na revista internacional Public Health in Practice, em 2022, a campanha do Outubro Rosa aumentou o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 39%.
O estudo usou os dados do Ministério da Saúde sobre rastreamento mamográfico correspondente ao período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 para fazer a análise. Com base nisso, percebe-se que o aumento no número de mamografias realizadas pelo SUS no mês de outubro é de 33%, no mês de novembro é de 39% e no mês de dezembro é de 22%.
Durante a pandemia causada pelo Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, foi visto um aumento no número de mamografias nos meses afetados pela campanha. A pesquisa também revelou que, ao longo do período que foi estudado, aconteceu um aumento de 14,6% no número de mamografias feitas.
E aí, entendeu o que pretende o Outubro Rosa? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!
Referências:
- Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
- Fundação Susan. G. Komen for The Cure – Our Mission and History –
- Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Câncer do colo do útero
- Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Conceito e Magnitude
- Public Health in Practice – Does Pink October really impact breast cancer screening