Em dezembro de 2024, a Defesa Civil implementou um novo sistema de alertas para as regiões Sul e Sudeste sobre eventos climáticos extremos, como tempestades, deslizamentos de terra ou calor extremo. Em 2025, a medida começou a ser expandida para todo o Brasil.
A mensagem aparece como um aviso na tela do celular,e em casos extremos emite um sinal sonoro similar a uma sirene. O aviso orienta as pessoas a se protegerem dos possíveis desastres.
Neste texto, vamos explicar como o alerta da defesa civil funciona, qual é o objetivo e como receber o aviso no aparelho celular. Acompanhe!
O que é o alerta da defesa civil?
O Defesa Civil Alerta é a nova ferramenta de envio de alerta de emergência do governo federal, em ação coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de ser executada pelas prestadoras de telefonia móvel (Algar, Sercomtel, Claro, Tim e Vivo).
Esta ferramenta é utilizada para que os cidadãos possam receber avisos de desastres e consigam se proteger de possíveis tragédias, sejam eles hidrológico, meteorológico ou geológico. Nos recados, a Defesa Civil também fornece orientações sobre como agir para se proteger.
Os tipos de alerta são classificados em:
- Extremo: nível máximo de alerta, há ameaças extremas à vida ou à propriedade e necessita que a população adote medidas de proteção imediata;
- Severo: a urgência não é imediata e a população possui mais tempo para se proteger.
Objetivo do alerta da Defesa Civil
O objetivo da nova tecnologia da Defesa Civil é complementar outras ferramentas de alerta de emergência que existem para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres. O foco é avisar e orientar pessoas em locais com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros.
Além disso, também há o alerta meteorológico, em algumas cidades, avisando sobre a previsão de calor extremo e baixa umidade do ar. É importante porque as altas temperaturas apresentam risco à saúde, sobretudo para crianças e idosos.
Saiba mais: Por que desastres naturais acontecem todo ano?
Como a tecnologia funciona?
O Defesa Civil Alerta utiliza uma tecnologia de transmissão via telefonia celular na qual envia mensagens aos cidadãos e, em casos extremos, emite alertas sonoros similares a uma sirene, mesmo com o celular no modo silencioso. No caso do alerta severo, o som será um “beep” similar à notificação do SMS e não irá soar no modo silencioso.
Com isto, todas as pessoas localizadas em área de risco (regiões definidas pela Defesa Civil), que possuem celulares compatíveis (modelos a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G, receberão a mensagem.
A mensagem aparecerá sobreposta a qualquer conteúdo que estiver sendo acessado no celular. O texto e o som só se encerram a partir do comando do usuário no aparelho celular.
É responsabilidade do órgão de cada município e estado decidir quando será necessário enviar os alertas em tempo real.
Veja também: Quem responde pelas enchentes no Brasil?
Em quais cidades o alerta funciona?
O novo sistema de alerta implementado é operado pelas Defesas Civis de todo o Brasil. Esta tecnologia faz parte do novo sistema de alertas de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional.
A tecnologia começou a ser implementada em dezembro de 2024 nos estados das regiões Sul e Sudeste.
A responsabilidade pelo conteúdo das mensagens e pelo disparo dos avisos em tempo real é da Defesa Civil de cada estado e município.
Como receber o alerta da Defesa Civil?
Para receber o alerta da Defesa Civil não é preciso fazer cadastro prévio. Basta ter aparelhos compatíveis (modelos lançados a partir de 2020) com tecnologias 4G ou 5G no sistema operacional Android ou iOS.
Além disso, não é necessário alterar a configuração do aparelho telefônico. O Defesa Civil Alerta já vem habilitado em todos os celulares compatíveis, por padrão, sendo:
- Android: Alerta de Emergência sem Fio;
- iOS: Alerta de Governo.
Caso esta configuração esteja desativada, o usuário não receberá as mensagens enviadas pelo sistema. Portanto, é importante verificar se as notificações de alerta estão ativadas. Para isso, siga os passos abaixo:
- Android: Configurações > Segurança e emergência > Alertas de emergência sem fio;
- iPhone: Ajustes > Notificações.
Outro critério para o funcionamento da tecnologia é a versão do sistema operacional que está rodando no aparelho. Dessa forma, deve ser:
- Android: Android 11 ou superior;
- iPhones: iOS 17 ou superior.
Celulares que não estiverem registrados ou que tenham histórico de roubo, furto ou extravio, não receberão os alertas de emergência. Isso porque estes aparelhos estão registrados no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e estão impedidos de funcionar corretamente.
Onde consultar mais informações?
Para mais informações, você pode entrar em contato com a Anatel através dos canais de atendimento disponíveis:
- Telefone 1331;
- Anatel Consumidor – Portal da Agência.
Também é possível contatar os órgãos competentes de Defesa Civil do Distrito Federal, estado ou município.
E aí, entendeu como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil? Deixe suas dúvidas nos comentários!
Referências:
- Agência Brasil – Previsão de temporal faz Rio estrear sistema de alerta da Defesa Civil
- Correio do Povo – Defesa Civil alerta para onda de calor e baixa umidade em Porto Alegre
- Defesa Civil RS – Defesa Civil alerta para chuva forte, raios e eventual queda de granizo
- Defesa Civil RJ – Receba alertas SMS
- Folha de S. Paulo – Alerta da Defesa Civil por celular pode ser prejudicado por fatores técnicos; saiba quais
- G1 – ‘Alerta severo de chuva’: por que alguns celulares não recebem os avisos da Defesa Civil
- G1 – Rio recebe ‘alerta extremo’ da Defesa Civil pela 1ª vez
- Gov.BR – Defesa Civil Alerta
- Prefeitura de Joinville – Defesa Civil eleva Plancon para nível Laranja e joinvilenses recebem alerta enviado por sinal de GPS