Como melhorar a mobilidade urbana? Alternativas

Publicado em:
Compartilhe este conteรบdo!

Este รฉ o segundoย texto da trilha de conteรบdos sobreย mobilidade urbana.ย Veja os demais textos desta trilha: #1#2#3 –ย #4

Ao terminar de ler este conteรบdo vocรช terรก concluรญdo 50% desta trilha

No texto anterior, percebemos que as cidades possuem um duplo desafio: desatar os nรณs que impedem a circulaรงรฃo das pessoas nos aglomerados urbanos e proporcionar mais seguranรงa para todos. Como alcanรงar esses objetivos?

A abordagem tradicional para aumentar a eficiรชncia do trรขnsito รฉ a construรงรฃo de novas vias, mais modernas, projetadas para receber grandes quantidades de veรญculos. Entretanto, esse modelo, adotado com forรงa total entre as dรฉcadas de 1960 e 1990 no Brasil, revela agora vรกrias consequรชncias perniciosas. Quanto mais estradas e faixas sรฃo abertas, pior parece ficar o trรขnsito. Isso porque, segundo especialistas, quanto mais espaรงo se dedica ao automรณvel particular, maior o incentivo para que pessoas comprem carros e deixem de utilizar o transporte pรบblico ou meios alternativos de deslocamento. Isso significa mais carros nas ruas, mais espaรงo ocupado por pessoa e consequentemente, mais engarrafamentos e acidentes.

E o que nรฃo faltou na รบltima dรฉcada foram incentivos ร  compra de automรณveis. O crescimento da renda per capita, a isenรงรฃo de alguns impostos e o acesso facilitado ao crรฉdito sรฃo apenas alguns dos fatores que levaram a frota total de veรญculos particulares no Brasil passar de 24 milhรตes em 2001 para 51 milhรตes em 2012.

Para alรฉm de continuar a investir na malha viรกria, que invariavelmente precisa crescer e demanda constante manutenรงรฃo, quais outras soluรงรตes estรฃo ao nosso alcance? Veja algumas opรงรตes para melhorar a mobilidade urbana e deixar o trรขnsito mais humano no Brasil:

Transporte de massa

Se o espaรงo nas ruas รฉ limitado e a demanda sรณ aumenta, รฉ indispensรกvel otimizar o seu uso. Para isso, nรฃo hรก como fugir de investimentos em sistemas de transporte coletivo mais eficientes e agradรกveis aos seus usuรกrios. A maioria das nossas cidades possui um sistema de transporte coletivo baseado em รดnibus, que sรฃo invariavelmente mais lentos e desconfortรกveis que os carros โ€“ alรฉm de estarem sujeitos aos mesmos congestionamentos dos automรณveis. Em um mundo ideal, terรญamos mais รดnibus ร  disposiรงรฃo, mais horรกrios e veรญculos menos lotados, o que aumentaria a adesรฃo ao transporte coletivo. ร‰ o bรกsico do que se espera de um bom sistema de transporte coletivo.

Para alรฉm disso, uma medida de valorizaรงรฃo do transporte coletivo que tem sido adotada nos maiores centros do paรญs, como Sรฃo Paulo e Rio de Janeiro, รฉ a abertura de faixas exclusivas para รดnibus em certas vias e horรกrios. Tal medida faz com que quem pega รดnibus tenha uma grande vantagem nos horรกrios de pico sobre os que estรฃo de carro, diminuindo bastante o tempo de deslocamento. Por outro lado, essa medida gera reclamaรงรฃo nos usuรกrios de carros, afinal as faixas exclusivas ficam subutilizadas.

Para alรฉm do transporte coletivo rodoviรกrio, ainda hรก outras opรงรตes que sรฃo pouco ou mal exploradas no nosso paรญs: o modal ferroviรกrio, por exemplo, รฉ muito utilizado em grandes centros de paรญses desenvolvidos. O metrรด, apesar de ser uma soluรงรฃo cara, รฉ capaz de movimentar grandes volumes de pessoas e oferecer rapidez e relativa comodidade. As malhas metroviรกrias de grandes cidades brasileiras tรชm se mostrado insuficientes para a demanda existente. Alรฉm dos metrรดs subterrรขneos, existem os chamados metrรดs de superfรญcie, mais baratos. Mesmo tomando espaรงo da estrutura viรกria, ainda sรฃo mais eficientes que carros ou mesmo รดnibus. Essa opรงรฃo รฉ praticamente inexplorada no Brasil.

Outro modal pouco explorado no paรญs รฉ o aquaviรกrio. Em um paรญs que concentra grande parte de sua populaรงรฃo em cidades litorรขneas, isso causa certo estranhamento. Os deslocamentos por mar ou por rios poderia distribuir melhor o trรขnsito, por custos razoรกveis.

Bicicleta

ร‰ cada vez mais comum ver pessoas se deslocando de bicicleta nas grandes cidades. Infelizmente, esse รฉ um meio de locomoรงรฃo ainda pouco priorizado no trรขnsito brasileiro: a extensรฃo de ciclofaixas e ciclovias nos grandes centros ainda รฉ muito menor que a extensรฃo de vias dedicadas para veรญculos motorizados (para cada 100 km de vias para carros, existe apenas 1 km para bicicletas). Isso obriga muitos ciclistas a fazerem percursos por vias compartilhadas com carros, causando frequentes conflitos, quando nรฃo acidentes e mortes.

A eficiรชncia do uso das bicicletas como meio de superar o problema da mobilidade no Brasil ainda รฉ questionada por muitos. Muitos nรฃo se convencem com exemplos de paรญses desenvolvidos como Holanda e Dinamarca, jรก que estes seriam paรญses em outro patamar de desenvolvimento e educaรงรฃo. Amsterdam, referรชncia no uso de bicicleta, รฉ uma cidade muito menor e mais plana do que Sรฃo Paulo, por exemplo. Argumenta-se que รฉ por isso que lรก as pessoas andam mais de bike do que aqui.

O fato รฉ que a bicicleta รฉ apontada como uma opรงรฃo muito vรกlida para deslocamentos curtos dentro das cidades, afinal elas ocupam um espaรงo muito menor que carros, demandam menos manutenรงรฃo das vias e possuem um impacto ambiental praticamente nulo. Como se deslocam em menores velocidades, oferecem menos riscos aos pedestres. Sem contar queย รฉ uma รณtima opรงรฃo de atividade fรญsica.

Ainda por cima, รฉ importante notar que quanto mais ciclistas na rua, maior tambรฉm a seguranรงa para pedalar, como vocรช pode checar aqui.

Deslocamentos a pรฉ

ร‰ isso mesmo, andar pode ser de grande ajuda para o nosso trรขnsito. Boa parte dos deslocamentos no Brasil sรฃo feitos dessa forma. Ainda assim, nรฃo รฉ nada agradรกvel ser um pedestre em uma grande cidade brasileira: faltam calรงadas adequadas (com largura suficiente e sem obstruรงรตes) e tambรฉm respeito por grande parte dos motoristas, muitos dos quais nรฃo param na faixa de pedestres e nรฃo demonstram se preocupar com a seguranรงa deles. O resultado รฉ que os pedestres sรฃo geralmente as maiores vรญtimas do trรขnsito.

Aumentar o trรกfego de pedestres tambรฉm tem relaรงรฃo com uma forma desejรกvelย de organizaรงรฃo das cidades, em que grande parte das pessoas moraria perto de seu local de trabalho, diminuindo assim a necessidade do uso do automรณvel no dia a dia. Quanto mais pedestres na rua, menos carros e mais seguranรงa para os prรณprios pedestres. E de quebra, รฉ sempre bom lembrar, caminhar faz muito bem ร  saรบde.

E vocรช, o que faria para melhorar a mobilidade urbana da sua cidade? Compartilhe suas ideias nos comentรกrios!

WhatsApp Icon

Deixe um comentรกrio

O seu endereรงo de e-mail nรฃo serรก publicado. Campos obrigatรณrios sรฃo marcados com *

Compartilhe este conteรบdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estรฃo protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEร‡A A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLรTICA!

Conteรบdo escrito por:

Bruno Andrรฉ Blume

Bacharel em Relaรงรตes Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Blume, Bruno. Como melhorar a mobilidade urbana? Alternativas. Politize!, 16 de marรงo, 2016
Disponรญvel em: https://www.politize.com.br/alternativas-mobilidade-urbana/.
Acesso em: 1 de abr, 2025.

A Politize! precisa de vocรช. Sua doaรงรฃo serรก convertida em aรงรตes de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da soluรงรฃo!