O governo federal lançou o programa Celular Seguro que, em abril de 2025, passou a incluir uma nova funcionalidade: o envio de alerta aos usuários informando que o celular adquirido foi fruto de roubo ou furto.
Se você já teve o seu celular roubado, sabe o quanto essa experiência pode ser frustrante e angustiante. O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que quase dois celulares são roubados ou furtados por minuto em todo o território nacional.
Neste texto, vamos explicar como funciona o aplicativo Celular Seguro e qual é o passo a passo para você cadastrar seu aparelho telefônico no programa.
Acompanhe a leitura!
O que é o Celular Seguro?
O Celular Seguro é um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que enviará alerta a celulares roubados sugerindo a devolução do aparelho telefônico, mesmo que o chip tenha sido trocado. O objetivo é prevenir o uso de celulares roubados e furtados.
O programa foi lançado oficialmente pelo governo federal em 2023, no entanto, sua função permitia apenas o bloqueio remoto dos aparelhos cadastrados, além da suspensão da linha telefônica e o acesso aos aplicativos de bancos.
A nova atualização incluirá o envio de mensagens, por WhatsApp ou SMS, que informam o usuário sobre a situação irregular do celular, sugerindo que ele seja devolvido em uma delegacia.
O programa foi inspirado em uma iniciativa do governo do Piauí, que conseguiu recuperar 1081 celulares em apenas três meses com esse método. A ação visa alertar aqueles que compraram aparelhos sem saber que estes foram adquiridos de maneira ilícita.

Como funciona o programa Celular Seguro?
Ao ser informado de que seu celular foi roubado ou furtado, o novo proprietário recebe uma notificação informando sobre a restrição do aparelho e a orientação para devolvê-lo à polícia. Se a devolução não ocorrer, o portador do celular poderá ser responsabilizado por crimes como furto, roubo ou receptação.
Vale ressaltar que a mensagem não possui linguagem intimidatória.
A grande novidade do programa é a adição do “Modo de Recuperação”. Com esse recurso, a restrição do celular passa a ser ativada mesmo se o chip do aparelho for trocado. Além disso, o aparelho continua ligado para facilitar a localização. Assim, o sistema ainda enviará o alerta ao novo usuário quando o celular se conectar à rede.
Isso é possível devido ao uso do IMEI (International Mobile Equipament Identify), um número único que identifica cada dispositivo móvel.
O Celular Seguro facilita o bloqueio do aparelho, suspendendo a linha telefônica e o acesso a aplicativos bancários, evitando que o celular seja utilizado para práticas criminosas.
Como baixar o Celular Seguro do governo?
Para se cadastrar no Celular Seguro, o usuário deve seguir as seguintes etapas:
- Baixar o aplicativo do Celular Seguro, disponível para Android e iPhone (iOS);
- Fazer login com a conta gov.br
- Registrar o número do celular, a operadora e informações adicionais, como uma pessoa de confiança;
- Finalizar o cadastro em “Cadastrar”.
E aí, já baixou o aplicativo Celular Seguro? Já conhece esse recurso? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!
Referências
- Correio 24 horas – Celular Seguro: app enviará mensagem de alerta a celulares roubados
- G1 – Como se cadastrar no Celular Seguro? E como será o aviso para aparelhos roubados?
- OCP News – Celular Seguro: app enviará mensagem de alerta a celulares roubados
- O Norte – Programa federal que ajuda a recuperar celulares roubados entra em vigor