O que é desenvolvimentismo? Entenda suas características

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Desenvolvimentismo. Imagem. Freepik.

Você já ouviu falar em desenvolvimentismo? Conseguiria dizer se um governo é ou não desenvolvimentista? Bem, desenvolvimentismo é uma política adotada pelo governo com o objetivo de proporcionar crescimento econômico.

Porém, nem toda política de promoção do crescimento econômico é política desenvolvimentista. Isso porque o conceito envolve características bem específicas. E são exatamente esses critérios que vamos tratar nesse texto.

Veja também: Qual o papel do Estado no desenvolvimento da economia?

Afinal, o que é desenvolvimentismo?

Os critérios para dizer se uma política é ou não desenvolvimentista são expostos na seguinte citação:

“[E]ntende-se por desenvolvimentismo a política econômica formulada e/ou executada, de forma deliberada, por governos (nacionais ou subnacionais) para, através do crescimento da produção e da produtividade, sob a liderança do setor industrial, transformar a sociedade com vistas a alcançar fins desejáveis, destacadamente a superação de seus problemas econômicos e sociais, dentro dos marcos institucionais do sistema capitalista” (FONSECA, 2014, p. 40, grifo nosso).

Parece uma definição complexa, mas vamos analisá-la em detalhes.

O conceito de desenvolvimentismo abarca a ideia de que o subdesenvolvimento é um fenômeno histórico e que poderia ser revertido. Essa seria uma das principais razões de existência do desenvolvimentismo: reverter o subdesenvolvimento. Por isso, na definição é colocado a questão de superação de problemas econômicos e sociais.

Mas como seria realizada essa reversão? Por meio da adoção deliberada de política econômica por parte dos governos para atingir objetivos esperados.

Por trás disso, está a percepção de que a superação do atraso não ocorreria espontaneamente pelas vias do mercado. A transição para uma economia avançada só pelo livre mercado demandaria tempo, além de não ser suficiente para que a indústria de países em desenvolvimento competissem com as indústrias de países desenvolvidos.

Para os desenvolvimentistas, o livre mercado sozinho não seria suficiente para superar o subdesenvolvimento. O Estado deveria agir de forma a acelerar o crescimento econômico e a propiciar as condições necessárias para a transição para uma economia avançada.

Veja também nosso vídeo sobre livre mercado!

Outro ponto importante da definição é que o desenvolvimentismo não vai contra o capitalismo. Pelo contrário: busca tornar um país próximo de uma economia avançada dentro do sistema capitalista. Só que para isso se pauta na ação do Estado e não somente pelas ações do livre mercado.

Até aqui temos que desenvolvimentismo é adoção de política econômica para acelerar o crescimento econômico dentro dos marcos do capitalismo. Tem ainda um outro ponto central na definição que precisa ser explicado.

O crescimento econômico deve ser promovido pelo setor industrial. Esse é o ponto principal para determinar se um país é desenvolvimentista ou não. Não é adoção de qualquer política econômica com vistas ao crescimento industrial: é adoção de políticas com vistas à transformação estrutural e tecnológica daquele país. Ou seja, com foco no setor produtivo e na industrialização do país.

O que é necessário para determinar se um governo é desenvolvimentista é há um projeto nacional de industrialização pautado em práticas intervencionistas.

Vista aérea da indústria petrolífera de refinaria de petróleo e gás. Imagem: Freepik.

Desenvolvimentismo e intervencionismo: é a mesma coisa?

Desenvolvimentismo é intervencionista? Sim, o desenvolvimentismo é considerado uma prática intervencionista, assim como o socialismo e o keynesianismo também são intervencionistas.

Na realidade, praticamente todas as ideologias e teorias econômicas possuem certo grau de intervenção, isto é, delegam certo papel ao Estado na condução da economia e da política econômica. A exceção é o liberalismo clássico que preza pelo Estado Mínimo e, por isso, não é intervencionista.

É importante focar nessa questão do intervencionismo porque há uma tendência em considerar qualquer medida de intervenção estatal como desenvolvimentista. Mas o desenvolvimentismo é uma política bem definida: crescimento econômico por meio da industrialização.

Dessa forma, adotar práticas intervencionistas com foco em políticas sociais e de redistribuição de renda não é suficiente para dizer se um governo é desenvolvimentista. Tem que adotar políticas para reverter a defasagem tecnológica e produtiva da indústria do país.

Os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) foram desenvolvimentistas?

Agora, fica a pergunta: os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) foram desenvolvimentistas? Dilma, por exemplo, adotou várias medidas intervencionistas. Mas elas foram desenvolvimentistas?

De fato, houve o retorno de políticas industriais nos governos PT. Durante Dilma e Lula foram adotadas políticas industriais, como a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior de 2004, a Política de Desenvolvimento Produtivo de 2008 e o Plano Brasil Maior de 2011.

Veja também: Lulismo: O que é esse fenômeno político brasileiro?

Só que mesmo que essas políticas industriais tenham sido adotadas, elas não proporcionaram avanços tecnológicos nos setores industriais. O Brasil continuou sendo um país de setores de baixa e média intensidade tecnológica.

Mais ainda: durante os governos PT o processo de desindustrialização se aprofundou ainda mais. Ou seja, a estrutura produtiva do país permaneceu a mesma: baseada em exportação de commodities e produtos de baixo valor agregado.

Além disso, na “Carta ao povo brasileiro” de 2002, Lula se comprometeu em manter o tripé macroeconômico neoliberal, adotado desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. Por serem diretrizes neoliberais e com reduzida intervenção estatal, torna-se ainda mais difícil associar os governos PT como desenvolvimentistas.

Por isso, os governos do PT não foram, na prática, desenvolvimentistas, conforme a definição de Fonseca (2014) que trabalhamos até aqui. Para ter sido, deveria ter havido uma reversão do processo de desindustrialização e uma mudança na estrutura produtiva do país. Alguns analistas até consideram que os governos PT praticaram um desenvolvimentismo capenga.

Veja também nosso vídeo sobre o Partido dos Trabalhadores!

Desenvolvimentismo é necessário para crescimento econômico?

O desenvolvimentismo coloca o setor industrial como central para o país se tornar uma economia avançada. Mas essa posição não é unânime. Na realidade, há divergências quanto a isso. E uma posição divergente é oferecida pelo liberalismo econômico.

O liberalismo econômico argumenta que não há evidência de que o setor industrial deva ser colocado como chave para o crescimento econômico de um país. Na realidade, o setor industrial não teria vantagens se comparado com os outros setores da economia, seja o setor de serviços ou até mesmo o setor primário.

Por isso, não haveria motivos para colocar a indústria em uma posição superior aos outros setores da economia.

O liberalismo econômico defende o livre mercado e a baixa intervenção do Estado como chaves para o crescimento econômico. Isso porque não seriam as políticas industriais que melhor alocariam os recursos, mas sim a própria dinâmica de mercado.

E aí, entendeu agora o que é desenvolvimentismo? Saberia dizer se um governo adota ou não políticas desenvolvimentistas? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Referências:
WhatsApp Icon

1 comentário em “O que é desenvolvimentismo? Entenda suas características”

  1. Como curiosidade histórica: os EUA, tomado por vezes como modelo por defensores do liberalismo, adotou a política desenvolvimentista em diversas fases da sua história, tendo o governo como principal financiador do principais avanços tecnológicos registrados neste país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:

Taynara da Mata Moraes

Paranaense de origem, atualmente mora em Florianópolis, local onde se formou em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em análise de dados e em temáticas envolvendo inovação, desenvolvimento socioeconômico e teoria política e econômica.
Moraes, Taynara. O que é desenvolvimentismo? Entenda suas características. Politize!, 21 de dezembro, 2022
Disponível em: https://www.politize.com.br/desenvolvimentismo/.
Acesso em: 31 de mar, 2025.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!