O fundo eleitoral, ou Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), é um “fundo público destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos”, de acordo com a definição do TSE.
O fundo é alimentado com dinheiro do Tesouro Nacional e distribuído aos partidos políticos para que estes possam financiar suas campanhas nas eleições. Não deve ser confundido com o fundo partidário, que serve para bancar as atividades corriqueiras dos partidos.
Saiba mais sobre fundo eleitoral neste conteúdo da Politize!.
Mais uma vez a força da máquina do Estado em benefício dos dominantes. Dinheiro público destinado a campanha de partidos políticos que, em tese, são privados e defende pautas específicas as suas legendas. Muitos não se sentem representados por esses grupos políticos, mas mesmo assim tem que pagar a conta. A desculpa é que o poder econômico não deveria interferir no poder político, mas só quem acredita em Pai Noel, presidente Mito e presidente operário, vai achar que esses partidos e seu representantes, nunca terão nenhum tipo de vínculo com setores financeiros, grandes empresas e todos aqueles que acham que dar uma renda mínima ou um trabalho assalariado, são os verdadeiros salvadores e dignos de louvor. Parabéns ao autor do texto pela explicação de uma pauta tão importante e que só passa na nossa cara de como somos tão apedeutas…