Você sabia que desde 2017 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) possui um aplicativo chamado e-Título, que funciona como um título de eleitor digital? Em ano de eleições esse aplicativo ganha bastante destaque e se torna um dos mais baixados no Brasil. Mas, por falar em baixar, você sabia que é possível fazer o download dele somente até um dia antes do pleito?
O e-Título pode substituir o documento impresso com foto, desde que o eleitor tenha realizado o cadastro biométrico, e com ele também é possível justificar o voto. Mas não deixe para baixá-lo ou atualizá-lo de última hora! Continue na leitura e entenda mais sobre este aplicativo!
Mas antes de falar do aplicativo, deixamos aqui o nosso vídeo sobre como emitir seu título de eleitor online!
1) O que é o e-Título?
Chamado de e-Título, o título de eleitor digital é um aplicativo disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets) que possui o objetivo de fornecer informações sobre seu documento e situação eleitoral.
A iniciativa foi desenvolvida inicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e aderida pelo TSE.
O aplicativo surge com a ideia da Identificação Civil Nacional (ICN), documento que será uma espécie de “união” de todos os principais documentos do país, mas que ainda não foi implementado.
O app do título de eleitor digital também foi criado com o intuito de ser uma prática sustentável, diminuindo o volume de impressão de títulos e segundas-vias; e também segura, já que diminui as chances de extravios e danos ao documento.
Além disso, a medida também ajuda na parte econômica, já que essas impressões são custeadas pela Justiça Eleitoral.
Leia também: Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais: o que fazem?
Se interessou pelo título de eleitor digital? Se sim, clique aqui para baixar o app caso o sistema de seu dispositivo seja Android (Play Store), ou aqui, para iOS (App Store).
Depois de baixar é só voltar neste conteúdo que te explicamos todo o passo a passo para utilizá-lo!
2) Como faço para ativar o e-Título?
Bem, você deve baixar o aplicativo em seu dispositivo. Logo em seguida você deverá informar seu nome, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai.
Você pode fazer o cadastro no aplicativo com o número do título de eleitor ou com o seu CPF. Afinal, é bem mais fácil a gente lembrar do CPF do que do título de eleitor, não é?
Assim que seu cadastro for aprovado, você deverá responder algumas perguntas de segurança para comprovar que é você.
Eles são bem rápidas, mas importantes, pois não queremos ninguém se passando por nós no dia da eleição, certo?
Esses perguntas podem ser sobre dígitos de algum documento seu ou sobre qual é o seu local de votação. Caso você não se lembre de seu local de votação, e tenha perdido seu título de papel, pode conferir nesta página do TSE.
Uma vez que os dados estejam certos, o acesso digital do título de eleitor será ativado e você já poderá utilizá-lo. Para garantir ainda mais a segurança, será pedido que você crie uma senha para ele.
Além disso, o TSE orienta que o download do app seja realizado até um dia antes do dia de votar, ou seja, até o sábado que antecede o pleito, pois os recursos da ferramenta ficam suspensos no domingo de votação. Isso também vale para o segundo turno das eleições.
3) Posso votar apenas com o e-Título?
A legislação só permite que você vote na urna eletrônica apeas se possuir um documento com foto.
No entanto, no caso do e-Título, a foto não é automática para todos. Apenas as pessoas que já fizeram cadastro biométrico tem a foto registrada no aplicativo.
Então, a resposta para essa pergunta é: se você tiver feito a biometria e sua foto aparecer no aplicativo, você poderá utilizá-lo para votar nas eleições!. Se não, terá que ficar para a próxima vez!
Mas lembre-se: mesmo que você tenha feito a biometria, o e-Título não é obrigatório para votar. Você poderá utilizar qualquer documento com foto, acompanhado de seu título de papel.
O principal é comparecer às urnas e contribuir com a democracia.
4) É possível justificar ausência pelo aplicativo?
Sim! Essa já era uma ideia que vinha sendo desenvolvida há algum tempo e, com a pandemia, finalmente, saiu do papel esse plano para contribuir com o objetivo de minimizar ao máximo as aglomerações.
Dessa forma, se você estiver fora da cidade onde você vota, você poderá justificar sua ausência pelo aplicativo entre 7h e 17h do dia da eleição. O aplicativo usará o GPS para conferir se você de fato está fora da cidade.
Se você tiver outra justificativa, como um motivo de saúde, por exemplo, poderá justificar sua ausência em até 60 dias depois da eleição (se sua cidade tiver um segundo turno, depois do segundo turno). Nesse caso, você deverá anexar laudos médicos para comprovar a justificativa.
5) E para que mais serve o app do título de eleitor digital?
O e-título, além de servir como título de eleitor digital, também disponibiliza algumas informações extras. São essas: endereço completo do local em que você irá votar na próxima eleição, sua certidão de quitação eleitoral e a de crimes eleitorais.
E só ir no “mais opções” que você chega nas funcionalidades sem dificuldade.
Você também pode se cadastrar para ser mesário voluntário, ter acesso às notificações com informações importantes, assim como a uma área de perguntas e respostas.
Conseguiu entender como funciona o título de eleitor digital? Conta pra gente nos comentários se a Politize! te ajudou a utilizar o e-Título!
Referências:
- Direitos Brasil – Aplicativo título de eleitor: como funciona o e-Título?
- Tribunal Superior Eleitoral – Aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral permite ao eleitor votar com documento digital
- Diário da Jaragua – Número de downloads do e-título
- Estado de Minas – Sobre justificativa virtual