Assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorre todos os anos, existe o Encceja (Exame Nacional para Certificação e Competências de Jovens Adultos) vestibular para jovens e adultos que não conseguiram completar seus estudos do ensino fundamental ou médio no tempo indicado.
O objetivo do exame é a obtenção de certificados de conclusão do respectivo nível de ensino ao qual o candidato irá prestar o vestibular.
Anualmente, o Instituto de Ensino e Pesquisa (INEP) organiza o vestibular não somente para os candidatos obterem sua certificação de conclusão, mas também para verificar o nível de ensino de jovens adultos no país.
Leia também: Novo Enem: quais são as novidades para 2024?
Enem x Encceja: tem diferença?
Os dois exames servem para o INEP como fonte de pesquisa do nível de ensino médio que os brasileiros possuem, então qual a diferença entre os dois exames?
Primeiramente, o objetivo das provas. Como mencionado anteriormente, o Encceja visa avaliar o nível de estudo do candidato e conceder a certificação do nível médio ou fundamental. Em contrapartida, o Enem é a forma dos estudantes de nível médio ingressarem em universidades, sejam elas federais ou privadas via financiamento parcial ou integral (como o Prouni e o Fies).
Durante um período, o Enem e o Encceja tiveram uma história em conjunto. Vamos explicar porquê.
Em 2009, o Encceja passou a ser utilizado como exame somente para brasileiros no exterior e comprovação de estudo do ensino fundamental. Por isso, naquele ano, o Enem passou a ser o meio pelo qual os jovens adultos iriam adquirir seus certificados de conclusão. Para isso, seriam avaliados em suas competências e deveriam alcançar nota mínima de 450 pontos em cada prova e 500 pontos na redação.
Entretanto, isso mudou em 2017, quando a prova do Encceja foi separada da prova do ENEM. Então, a partir daquele ano, o Encceja adotou o formato vigente.
Quer entender mais sobre a EJA? Confira o conteúdo do Projeto Direito ao Desenvolvimento: EJA: promovendo oportunidade de aprendizado ao longo da vida!
Quem pode se inscrever?
Para obter a certificação de conclusão de ensino fundamental, podem se inscrever todos os brasileiros com no mínimo 15 anos, e para o exame de ensino médio todos os brasileiros com no mínimo 18 anos. Não há idade máxima para prestar o vestibular.
A inscrição é feita através do portal do INEP e o prazo para se inscrever em 2024 vai até o dia 10 de maio.
Cronograma da prova
O INEP divulgou o edital da prova, onde constam todas as exigências e o cronograma, confira abaixo as principais datas:
- Inscrição: de 29/04 a 10/05;
- Tratamento pelo nome social: de 29/04 a 10/05;
- Solicitação de atendimento especializado: de 29/04 a 10/05;
- Aplicação da prova: 25 de agosto.
As provas serão aplicadas de manhã e à tarde.
- No turno matutino serão as provas: Ciências Naturais e Matemática;
- No turno vespertino serão: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; e Redação.
Quais conteúdos mais caem no Encceja?
Todo ano uma nova prova é elaborada pelo INEP, porém, existem temas recorrentes nesse vestibular em cada área do conhecimento e aqui destacamos as principais:
Da área das Ciências da Natureza:
- Desenvolvimento sustentável: é importante saber os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e as políticas ambientais no Brasil;
- Agricultura no Brasil: o debate sobre agricultura familiar recorrentemente cai nos vestibulares por se tratar da base da alimentação do país.
Da área das Ciências Humanas:
- Cidadania: o que é a cidadania e como exercê-la;
- Democracia: como funciona a democracia no mundo e no Brasil;
- Direitos Humanos: o respeito aos direitos humanos.
Da área de Linguagens:
- Linguagem verbal e não verbal: há a presença de textos e quadrinhos para interpretação;
- Diversidade linguística: o mundo possui diversas línguas e variedades linguísticas, além da presença de sotaques e variações de significado da mesma palavra em contextos diferentes.
Da área de Matemática:
- Probabilidade: há questões de diferentes formas que envolvem o estudo do método de probabilidade;
- Regra de três: a regra de três é uma das fórmulas matemáticas básicas que constam em diversos vestibulares.
Além desses temas recorrentes, o INEP disponibiliza as provas antigas do vestibular, que podem servir como fonte de estudo para aqueles que pretendem prestar o exame esse ano.
Como é a prova de redação?
A prova de redação do Encceja segue o modelo dissertativo argumentativo do Enem, e avalia o candidato conforme as seguintes cinco competências:
- Competência 1: dominar a escrita da norma-padrão da língua portuguesa;
- Competência 2: elaborar um texto dissertativo-argumentativo dentro do tema proposto, aplicando conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolvê-lo;
- Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A redação vale 10 pontos, e em cada uma dessas competências o candidato receberá uma pontuação de até 2,0 pontos.
Como estudar para a prova?
Para se preparar para o vestibular, é importante dominar os temas do ensino fundamental e médio que caem anualmente no exame. O portal de conteúdo da Politize! pode ser uma ótima ferramenta para estudar os temas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, pois possuímos diversos textos sobre a história do Brasil, figuras e marcos políticos, meio ambiente, além de conteúdos sobre cidadania e democracia.
Possuímos também um canal no YouTube que possui diversos vídeos sobre temas que caem no exame.
Quanto custa a prova?
A prova do Encceja é gratuita para todos os novos inscritos. Aqueles que se inscreveram no ano anterior, mas se ausentaram do local de prova no dia de aplicação e não justificaram a ausência no tempo estipulado pelo edital, devem pagar a taxa de inscrição no valor de R$40,00.
E aí, conhecia o Encceja? Deixe nos comentários suas dúvidas sobre o exame!