Direitos-LGBT-o-que-sao
Por motivos de orientação sexual e identidade de gênero, a população LGBTQIAP+ foi excluída socialmente e se encontra até os dias de hoje em uma situação de vulnerabilidade. Recentemente, reconhecendo a realidade discriminatória desse grupo, a Organização das Nações Unidas passou a caracterizar os direitos LGBT+ como parte dos direitos humanos. Buscando assim, a proteção desses indivíduos com base no princípio da dignidade da pessoa humana. É por isso que neste texto vamos falar sobre os direitos LGBT+, tentando compreender o que são esses direitos e qual a sua relevância.
A-historia-dos-direitos-LGBT
Por muitos séculos as relações homoafetivas foram consideradas um crime, apesar de ser um comportamento natural dos humanos e existir desde as civilizações da antiguidade. Essa criminalização gerou a discriminação e a exclusão social dos indivíduos LGBTQIAP+ por longos anos, dificultando o reconhecimento dos direitos fundamentais desse grupo. Dessa forma, este texto irá abordar sobre a história dos direitos LGBT+, buscando compreender o processo histórico de reconhecimento desses direitos.
Diversidade-sexual-no-mundo-e-os-direitos-LGBT
O reconhecimento dos direitos LGBT+ no mundo se deu de maneira gradual e desigual entre os países. Na verdade, em muitos lugares a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo ainda é criminalizada. Isso significa que a diversidade sexual, uma das características de nossa espécie, não é totalmente respeitada no mundo. Por isso, neste texto vamos abordar sobre como as legislações que dizem respeito à orientação sexual e identidade de gênero são distribuídas e tratadas no mundo.
Os-Principios-de-Yogyakarta-e-os-direitos-LGBT
Em um contexto internacional em que os tratados internacionais de direitos humanos não tratam especificamente sobre os direitos LGBT+, um grupo de especialistas em direitos humanos se reúne para abordar sobre o tema. Como resultado, um documento internacional denominado de Princípios de Yogyakarta é elaborado, buscando determinar princípios e medidas que visam proteger a comunidade LGBTQIAP+. É sobre essas determinações e a sua importância para a garantia dos direitos LGBT+ no mundo que iremos falar neste texto.
O-que-e-transfobia
Pessoas transgênero sofrem com a discriminação, com preconceitos e com a violência por conta de suas identidades de gênero. Essas ações são uma realidade em suas vivências, resultando em consequências negativas para o seu bem-estar físico, psicológico e emocional. Esse fenômeno, caracterizado como transfobia, envolve questões de desrespeito aos direitos LGBT+ e aos direitos humanos, pois viola o princípio da dignidade humana. Por isso, neste texto vamos falar sobre o que é a transfobia, buscando entender as suas causas e consequências.
Os-direitos-LGBT-no-Brasil
O reconhecimento dos direitos LGBT+ no Brasil como parte dos direitos humanos é recente, marcando um longo período de criminalização e marginalização da comunidade LGBTQIAP+ no país. Como consequência, essa população foi excluída socialmente, sofrendo com preconceitos e discriminações. Assim, a conquista dos direitos LGBT+ representa um avanço na proteção desses indivíduos e ocorreu principalmente após reivindicações do Movimento LGBT no país. Por isso, neste texto vamos falar sobre os direitos LGBT+ no Brasil, buscando entender quais são esses direitos e qual sua relevância na sociedade.
LGBTfobia-e-os-desafios-da-pppulacao-LGBTQIAP
A garantia efetiva dos direitos LGBT+ na sociedade ainda enfrenta obstáculos. A realidade da população LGBTQIAP+ ainda é de vulnerabilidade e um dos maiores desafios diz respeito à discriminação contra esses indivíduos, que pode ser caracterizada como LGBTfobia. A LGBTfobia envolve fenômenos complexos, como preconceitos e intolerância, que dificultam a luta dessa população na busca pela equidade. Por isso, neste texto vamos falar sobre a LGBTfobia e os seus impactos na nossa sociedade.

© 2022 - Todos os direitos reservados.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo