Diariamente a administração pública, em todas as esferas e poderes, realiza uma quantidade enorme de gastos, em um volume que não pode ser completamente verificado pelos órgãos de controle. Calcula-se que um município de 10 a 20 mil habitantes realize mais de 5 mil empenhos por ano. É gasto que não acaba mais!
Algumas iniciativas do governo, como a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência, têm ajudado a melhorar esse quadro, facilitando o acesso da população às informações sobre gastos públicos. Ainda assim, não é tarefa fácil para os cidadãos encontrar todas as informações necessárias para fiscalizar o governo de uma forma realmente eficiente.
É para superar esse problema que surgiu o Fiscalize Agora, um portal que torna bastante democrático o trabalho de fiscalização dos gastos públicos. Ali, qualquer cidadão pode participar do acompanhamento e avaliação dos gastos públicos- inclusive você.
Dados
Os dados disponibilizados no portal foram todos coletados de sites criados por Tribunais de Contas Estaduais (TCE’s), como o Portal da Transparência do Espírito Santo, o Fiscalizando com o TCE, de Minas Gerais, e o Portal do Cidadão, do TCE de São Paulo. Esses são os primeiros estados contemplados pelo Fiscalize, mas a ideia é expandir para que os gastos de todos os municípios brasileiros possam ser fiscalizados no site.
Como usar
No portal do Fiscalize Agora, você pode filtrar para encontrar gastos de seu município além de poder filtrar de acordo com o ano e o assunto relacionado aos gastos. Depois de definir esses filtros, vários gastos aparecem e você tem a opção de concordar ou discordar do gasto, dizer que não entendeu o motivo de tal gasto, registrar comentários e até compartilhar nas redes sociais.
O Fiscalize surgiu baseado na crença de que os cidadãos sabem melhor do que ninguém a realidade de seus municípios e, por isso, têm todas as condições de ajudar na difícil tarefa de tornar os gastos públicos mais transparentes.
Crowdfunding do Fiscalize
Você lembra que o Politize! surgiu a partir do apoio de centenas de pessoas? Se não, relembre a nossa campanha: https://www.catarse.me/politize.
Pois agora é a hora de dar uma força para o Fiscalize Agora, para que o projeto possa continuar crescendo e aumentando a fiscalização do poder público. Contribua para o crowdfunding do Fiscalize neste link! E não se esqueça de fiscalizar muito!