Será que a Idade Média foi a Idade das Trevas?

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!

A Idade Média começou no ano 476 depois de Cristo e teve o seu principal efeito devido ás invasões Bárbaras. A fase inicia com a invasão e destruição do Império Romano pelos povos bárbaros. Esse período ocorreu entre a Antiguidade e a Idade Moderna.

Esses anos foram denominados como a “Idade das Trevas”, e os autores do Renascimento e do Iluminismo definiram dessa maneira porque os conhecimentos científicos eram ilimitados e a Igreja Católica influenciava inteiramente a vida da população. Com isso, os intelectuais referiam-se a Idade Média como um período de muita escuridão.

Representação do Castelo da Idade Média.
Representação do Castelo Medieval. Imagem: Freepik.

Alta e Baixa Idade Média

Os historiadores costumam subdividir essa fase entre Alta e Baixa Idade Média. Primeiramente, é necessário mencionar que esses dois períodos foram importantes para a consolidação da Idade Média e importância para os dias de hoje.

A Alta Idade Média é o primeiro momento e foi quando ocorreu o nascimento do Feudalismo e as primeiras mudanças entre os povos começaram a desenvolver. Essa parte é a mais valorizada porque foi o grande auge e as estruturas dos feudos foram positivas.

Já o período da Baixa Idade Média, sua segunda e última fase, foi a parte mais importante porque surgiram as novas ideias e práticas, mas houve a decadência do Feudalismo, devido às crises, como a fome, guerra e a peste, assuntos que serão abordados ao longo do texto.

Feudalismo

O Feudalismo foi um modelo utilizado pelos povos da Idade Média para poder dividir as terras e haver uma troca de favores entre os nobres, que serão conhecidos como Suseranos e Vassalos.

Quando os povos Bárbaros invadiram o Império Romano, a população que vivia na região começaram a invadir as áreas rurais para poder se proteger dos invasores. Com isso, os nobres fizeram aliança para poder manter uma sustentação econômica e social resistente.

A aliança de Suserania e Vassalagem consolidava como uma mudança econômica entre esses dois tipos de nobres para a proteção, sustento e moradia. Além disso, existia os servos, que eram os camponeses, e que trabalhariam para esses nobres nas suas respectivas terras.

Representação da Igreja Católica da Idade Média em desenho.
Representação da Igreja Católica. Imagem: Freepik.

A importância da Igreja Católica

A Igreja Católica nasceu no Império Romano, mas não teve a sua diminuição com as invasões bárbaras, aliás, pelo contrário, a sua importância aumentou nesse período da Idade Média.

A instituição religiosa juntou-se à política e obteve um grande impacto na vida da população desse período. Ademais, a Igreja Católica tornou-se uma entidade poderosa, soberana e possuidora de várias riquezas. Com isso, o Cristianismo, baseada no catolicismo, alcançou todos os fiéis e consolidou como a principal religião da Idade Média.

Dessa forma, até hoje, a Igreja Católica tem uma grande influência e poder em relação aos seus fieis. E toda essa estrutura foi organizada desde dessa época, a Idade Média, sabendo que foi de grande importância para consolidar as suas dominações pelo mundo.

Cruzadas

O nome Cruzadas deriva da palavra “cruz” e indica a relação com Jesus Cristo, que imagina a história do martírio carregando-a e sendo nela pregado. Na Idade Média, com a sua grande influência, a Igreja Católica transformou a Cruz no símbolo do Cristianismo. No entanto, as Cruzadas foram as expedições organizadas pela Igreja para levar o catolicismo para as regiões que não seguiam a mesma religião.

As Cruzadas não utilizavam apenas as palavras como forma de conquistar novos povos, mas usavam a força armada para impor a fé em Cristo. A justificava para essas expedições é reconquistar os territórios perdidos para os inimigos da fé católica, e assim conquistariam novos membros e regiões para o domínio da Igreja.

O surgimento dos burgueses

Os burgueses eram os moradores que viviam nos Burgos, pequenas moradias, que ficavam perto dos muros em protegiam os feudos dos nobres. Assim, Burgos foram as primeiras cidades da Idade Média.

Eles eram os artesãos, comerciantes, banqueiros e os variados trabalhadores que viviam vendendo os seus produtos. Os burgueses não se enquadravam na estrutura dos nobres, e dessa maneira surgia mais uma nova categoria de povos.

Hoje em dia, após a consolidação do capitalismo, podemos analisar que os burgueses estiveram grande espaço, e foi dessa maneira que conseguiram adquirir riquezas, atuação e privilégios na sociedade. Dessa forma, a Idade Média foi relevante para as conquistas dessa nova base social, que, atualmente, é composto de vários membros.

Crise da Idade Média

A Idade Média entrou em uma grande crise que acabou com as perspectivas sociais políticas, sociais e econômicas. Essa crise aconteceu devido à fome, devido às mudanças climáticas, a peste, pela inserção de novos povos com as trocas de mercadorias e guerra, que se tornaram mais violentas.

No entanto, a população vivenciou situações atípicas e não imaginaria que todos esses acontecimentos acabariam de modificar as relações sociais. Dessa forma, a sociedade europeia deveria estar preparada para as novas mudanças que ocasionariam na estrutura social.

Peste Negra ou Peste Bubônica

A Peste Negra, ou peste bubônica, foi uma doença transmitida pela pulga dos ratos. Essa doença surgiu na China e chegou até o povo da Idade Média pelas circulações dos comerciantes que faziam vendas com os outros povos de diferentes regiões. Com isso, 70 milhões de pessoas morreram, o equivalente a 1/3 de toda a Europa.

Fim da Idade Média

Com a fome, peste bubônica e as guerras, os nobres não estavam conseguindo manter as organizações e o sustento os seus feudos. No entanto, surgiram a ideia de cobrar mais impostos para os camponeses.

Sendo assim, os camponeses não concordaram com as novas cobranças de impostos e as pressões dos Suseranos e Vassalos. Com isso, surgiram as revoltas camponesas contra as subordinações das nobrezas. Dessa forma, os nobres se juntaram e pediram apoio ao Rei, que a partir daquele momento iniciava as articulações para o Absolutismo, o poder concentrado na mão do Rei.

E aí, gostou de saber mais sobre a colonização portuguesa na América? Restou alguma dúvida? Se sim, deixe-a nos comentários!

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Sou baiano, estudante de Direito e defensor pelos direitos das minorias. Eu gosto de conteúdos ligados aos Direitos Humanos, Política, Ciências Sociais e Filosofia.

Será que a Idade Média foi a Idade das Trevas?

16 set. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo