No comércio internacional, quando um país compra bens do exterior dá-se o nome de importação e quando vende o que produz internamente para outros países, exportação. Vamos entender melhor este processo muito importante para a economia global?
Para entender mais sobre importação e exportação é importante conhecer alguns conceitos-chave relacionados a estes processos. Os principais são: O padrão de comércio dos países, importação, exportação e balança comercial.
Importação e exportação: o padrão de comércio dos países
Considerando que os países não são capazes de produzir a totalidade dos recursos que sua sociedade precisa, é necessário recorrer ao comércio internacional vendendo aquilo que produz em excesso e comprando aquilo que é escasso.
Há 193 países reconhecidos pela comunidade internacional distribuídos em hemisférios, continentes e fusos horários diferentes em uma disposição que caracteriza os países de diversas formas de maneira que a sua posição geográfica será determinante na sua capacidade de produção agrícola.
Além das características geográficas, fatores históricos e demográficos podem influenciar em quais ramos de produção haverá mais condições para aquele país se destacar.
O padrão de comércio é o destaque que o país alcança na sua atividade industrial, como o Brasil que se destaca na produção de commodities, ou seja, matérias primas e produtos primários, tais como: soja, arroz, milho e minério de ferro por causa da extensão do seu território e do clima favorável.
Desta forma, o padrão de comércio dos países é o conjunto dos bens e serviços que aquele país produz de maneira eficiente, o que lhe torna capaz de atuar de maneira competitiva no mercado internacional.
Veja também nosso vídeo sobre o livre mercado!
O que é importação?
Importação é o processo de comprar produtos de outro país. O Governo Federal define importação como: “o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro”.
O processo de importação envolve regras e impostos. As entidades anuentes, através da Aduana, estabelecem os produtos que são permitidos em território brasileiro de acordo com a legislação brasileira.
Há os impostos de importação que são determinados através de uma série de condições e critérios estabelecidos na legislação tributária e nos acordos internacionais. Por exemplo, o Brasil, por fazer parte do Mercosul, tem um conjunto de tarifas específicas entre os países do bloco (Tarifa Externa Comum – TEC para a importação de certos produtos).
O que é exportação?
Exportação é o processo de vender um produto de origem interna a outro país. De acordo com o Governo Federal: “A exportação pode ser definida como a saída da mercadoria do território aduaneiro.”
O processo para exportação também passa pela Aduana, mas com critérios diferentes. No caso da exportação, estes critérios normalmente são definidos pelo país importador. Um exemplo disso é a exportação da carne brasileira para países da União Europeia, que precisa seguir critérios sanitários específicos do bloco europeu.
Leia também: tudo sobre a União Europeia!
Somente em alguns casos incide imposto de exportação para garantir a paridade de preços, pois, devido aos incentivos à exportação, o preço final do produto pode ficar mais barato que o preço para o mercado interno.
As exportações são fontes de renda e emprego, pois estimulam a produção interna, o crescimento industrial e a entrada de divisas no país, uma vez que haverá investimentos em infraestrutura, abertura de empresas e oportunidades de emprego para a população local.
O que é a balança comercial?
A balança comercial é um registro contábil das transações comerciais de mercadorias entre países. É uma conta que mostra a diferença entre o valor total de de exportações e de importações realizadas em um determinado período fiscal.
É diferente do balanço de pagamentos, que compreende outras transações econômicas, além das de mercadorias.
Quando o total de exportações é superior ao total de importações há um superávit e quando o total de importações é superior ao total de exportações há um déficit.
Este indicador mostra a condição comercial do país em relação ao comércio internacional, podendo indicar pontos de atenção para a indústria local uma vez que está diretamente relacionado com o PIB (Produto Interno Bruto).
PIB é a cifra que indica tudo o que foi produzido e comercializado dentro do país. Sendo assim, quando um país exporta mais é porque está produzindo mais, e consequentemente terá um PIB mais alto. Quando as exportações caem, o PIB também tende a cair.
A importância do comércio internacional
Desde as primeiras civilizações já havia comércio internacional e, com o cenário de globalização, os países estão cada vez menos isolados e mais dependentes uns dos outros para gerar as riquezas e condições de vida necessárias para sua subsistência.
Os países, isoladamente, não conseguem produzir a quantidade necessária de bens para suprir a sua própria demanda. A China por exemplo, possui uma população de 1,4 bilhões de habitantes e precisa importar do Brasil produtos como soja e carne para atender a demanda interna destes alimentos.
É melhor importar mais ou exportar mais?
Não há uma fórmula que responda definitivamente se é melhor importar mais ou exportar mais. Mesmo com a relação direta entre as exportações do país e o seu PIB, há países que devido ao seu padrão de comércio terão a balança comercial usualmente em déficit, o que não significa necessariamente algo ruim.
Fatores como o investimento em infraestrutura e parques industriais necessários para a produção do que será exportado podem ser positivos para o país. Por outro lado, se não houver fonte de investimento imediato ou mão de obra adequada, a importação pode ser mais lucrativa por oferecer um custo menor.
A decisão de um país sobre importar ou exportar segue a lógica do mercado, isto quer dizer que um país busca aquilo que é melhor para si dadas as circunstâncias do momento.
Você conseguiu compreender os conceitos de importação e exportação e a importância destas atividades para os países? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!
Referências:
- Gov.br – SISCOMEX – Informações
- Gov.br – Tarifa Externa Comum (TEC)
- KRUGMAN, Paul R. Economia internacional; tradução Ana Julia Perrotti-Garcia – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
- Toda Matéria – Balança Comercial
- VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; Miguel Lima, Simão Davi Silber [org.]. Manual de economia e negócios internacionais – São Paulo: Saraiva, 2011