A Copa do Mundo de futebol é o evento mais esperado pelos amantes do esporte. De quatro em quatro anos é onde temos o encontro das grandes estrelas, onde vemos as melhores jogadas e os golaços dos grandes artilheiros da copa do mundo.
O esporte mais popular do mundo praticado em todos os continentes, desde os gramados e os estádios mais magníficos, até os campos de terra e ruas ao redor dos países, se reúne na emoção de acompanhar o maior evento esportivo do mundo.
As histórias passadas de geração em geração sempre lembram dos momentos inesquecíveis, nunca faltam aqueles jogadores que fizeram a diferença. Estando ou não na seleção que ganha a sua torcida, os goleadores sempre estão na lista.
E você, sabe quais foram os maiores artilheiros da copa do mundo?
Veja também 5 curiosidades sobre a sede da Copa do Mundo de 2022!
Quando um jogador é considerado artilheiro?
Quando observamos mais atentamente o campo de jogo, fica fácil de ver que duas equipes disputam, em um mesmo espaço, a busca do mesmo objetivo: vencer o jogo. Está na regra do esporte que o vencedor é aquele que consegue marcar mais gols no tempo da partida.
Todo o cenário construído pelo esporte faz referência às batalhas durante as guerras, principalmente na parte de conquistar territórios e ter a vantagem de estar na frente do adversário para vencê-lo. E não é à toa que toda essa história deu origem ao foco do nosso texto.
Saiba mais sobre a copa do mundo!
A palavra artilheiro está diretamente ligada à artilharia dos militares, é a parte que cuida dos instrumentos de força, dos materiais que estão ligados ao objetivo de neutralizar o adversário durante um confronto.
E no futebol, o gol é a arma para neutralizar os oponentes. Quanto mais gols um time conseguir marcar no jogo, mais força esse time terá contra o seu adversário. E quem é o artilheiro nessa história?
O artilheiro, ou a artilheira, é quem mais marcou gols em um jogo ou campeonato.
Claro que é mais comum um jogador ser reconhecido pelo feito durante todo um campeonato, mas caso consiga marcar mais de um gol na partida, ou ser o único a marcar, também pode se considerar como o artilheiro do jogo. A importância de um jogador com esse perfil dentro do jogo é muito valiosa, já que marcar gols é o objetivo dentro do esporte.
Ao longo da história, isso foi se destacando como um critério de sucesso para quem praticava o esporte e, coincidentemente, os profissionais do esporte mais famosos e mais lembrados são justamente aqueles que desenvolvem o seu papel com maestria, como no caso dos artilheiros.
Lembrando sempre que a artilharia existe em todos os esportes que tem como o ponto de jogo o gol. Polo aquático, futsal, handebol, além do futebol, compartilham esse mesmo significado da palavra.
Lista dos maiores artilheiros da copa do mundo
Agora que sabemos o que significa ser um artilheiro e qual a sua importância dentro do esporte, vamos falar sobre os maiores artilheiros da copa do mundo.
Vamos montar uma lista com os primeiros dez artilheiros da copa do mundo durante a história com a quantidade de gols, de partidas disputadas e em quais mundiais o jogador esteve presente.
Para critério de desempate vamos usar a maior média de gols em jogos, ou seja, quem tem mais gols marcados em menos jogos de copa disputados.
- Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols – 28 jogos (2002, 2006, 2010 e 2014);
- Ronaldo (Brasil) – 15 gols – 19 jogos (1994, 1998, 2002 e 2006);
- Gerd Müller (Alemanha) – 14 gols – 13 jogos (1970 e 1974);
- Just Fontaine (França) – 13 gols – 6 jogos (1958);
- Lionel Messi (Argentina) – 13 gols – 26 jogos (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022);
- Pelé (Brasil) – 12 gols – 14 jogos (1958, 1962, 1966 e 1970);
- Kylian Mbappé – 12 gols – 14 jogos (2018 e 2022);
- Sándor Kocsis (Hungria) – 11 gols – 5 jogos (1954);
- Jürgen Klinsmann (Alemanha) – 11 gols – 17 jogos (1990, 1994 e 1998);
- Helmut Rahn (Alemanha Ocidental) – 10 gols – 10 jogos (1954 e 1958).
Leia mais sobre a copa em: Sportswashing e sua relação com a Copa do Catar
Os três maiores artilheiros da copa do mundo
Apresentados os dez maiores durante a história, vamos falar um pouco sobre algumas posições muito importantes nessa lista.
Na terceira posição, Gerd Müller, com 14 gols. O alemão apenas participuo das copas de 1970 no México e em 1974 na Alemanha Ocidental.
Em segundo lugar, o Ronaldo Fenômeno, o brasileiro a marcar mais gols em Copas do Mundo. Ronaldo participou de quatro Copas, mas apenas marcou gol em três delas. Em 1998, 2002 e 2006.
Em primeiro lugar da lista, como o maior artilheiro da história das copas, está o alemão Miroslav Klose, com 16 gols marcados em quatro Copas do Mundo disputadas. Em 2002, marcou cinco; em 2006, também cinco; em 2010, quatro; e em 2014, marcou dois gols.
Em uma única edição
Falamos sobre a história de todas as Copas e os seus artilheiros. Mas quais foram os jogadores que fizeram mais gols em uma única edição de Copa? Os cinco maiores são:
- Just Fontaine (França) – 13 gols – 6 jogos (1958);
- Sándor Kocsis (Hungria) – 11 gols – 5 jogos (1954);
- Gerd Müller (Alemanha Ocidental) – 10 gols – 5 jogos (1970);
- Ademir de Menezes (Brasil) – 9 gols – 6 jogos (1950);
- Eusébio (Portugal) – 9 gols – 6 jogos (1966).
Qual o legado do Brasil?
O Brasil é a única seleção que esteve presente em todos os torneios até agora. Além disso, sempre foi tida como uma das seleções favoritas para ganhar a Copa. E os craques da camisa canarinho sempre estiveram entre os melhores do mundo no ano da Copa.
A artilharia da Copa do Mundo foi, durante oito anos, liderada por Ronaldo Fenômeno. O brasileiro foi o primeiro a atingir o topo dessa lista no campeonato mundial de 2006. Apenas em 2014 foi superado pelo alemão Klose, o atual artilheiro das Copas.
Embora o Brasil não tenha um atleta próximo da quebra do recorde, já tivemos representantes na artilharia em algumas edições do torneio. Leônidas da Silva, em 1938, com sete gols; Ademir de Menezes, em 1950, com nove gols; Garrincha e Vavá dividiram a artilharia em 1962, com quatro gols; e Ronaldo em 2002, com oito gols.
Veja também nosso vídeo sobre a Copa do Mundo e a política brasileira!
Algumas curiosidades sobre os artilheiros
As curiosidades dessa parte sobre o futebol é baseado em números sobre alguns feitos quem marcaram toda a história do esporte. São recordes únicos, difíceis de serem quebrados, já que o futebol se adapta às novas realidades com o passar dos anos.
O mais inusitado é o jogador com o maior número de gols e a maior média de gols em uma única participação no torneio. O francês Just Fontaine é o jogador que mais vezes balançou a rede em uma única edição, com 13 gols. Foi a sua única participação e em 6 jogos manteve uma média de 2,17 gols por jogo em 1958.
Sándor Kocsis, da Hungria, uma Copa antes, em 1954, havia colocado 11 bolas no gol em apenas cinco jogos. A artilharia foi quebrada pelo francês em 1958, mas o húngaro detém até hoje a maior média de gols em uma única participação em Copa do Mundo: 2,20 gols por jogo.
E sobre o atual artilheiro, o alemão Miroslav Klose, temos uma curiosidade que nada agrada os brasileiros quando vem à lembrança. Antes do jogador quebrar o recorde, ele estava empatado em segundo com o seu conterrâneo Gerd Müller, com 14 gols. E foi na Copa de 2014, no Brasil, que Klose ultrapassou Ronaldo na artilharia.
O 15º gol foi marcado na fase de grupos, assim, empatando com o Ronaldo. E justamente na semifinal daquela edição, no fatídico 7×1 contra a seleção brasileira, o alemão marcou o segundo gol da seleção alemã e ultrapassou Ronaldo, se tornando o maior artilheiro na história das Copas com 16 gols.
Com todos esses jogadores da nova geração, será que daqui alguns anos teremos um novo artilheiro na história das Copas?
E você, aprendeu algo novo sobre a artilharia da Copa do Mundo? Nos conte nos comentários! E para saber mais sobre a Copa do Mundo, continue lendo os textos da Politize!
1 comentário em “Os maiores artilheiros da copa do mundo”
Como se pode contar a copa de 1994 como disputada por Ronaldo Nazario? Não entrou em campo em nenhum jogo.